O TePI – Teatro e os povos indígenas convoca artistas de todo o Brasil para participação na residência artística O(s) MOVIMENTO(s) INDÍGENA(s) DO BRASIL COMO TEATRO DOCUMENTAL, a ser conduzida pela diretora e pesquisadora chilena e Mapuche Paula González Seguel. A residência resultará na criação de um experimento cênico sobre histórias do(s) movimento(s) indígena(s) do Brasil, a ser apresentado na programação da mostra artística do TePI.
.
O intuito da residência é criar narrativas cênicas a partir de um levantamento sensível da trajetória e ativismo de lideranças indígenas no contexto político brasileiro, perpassando pelos pontos-chave como a luta pela demarcação e retomada de territórios, a inclusão de direitos na Constituição de 88, as organizações jurídicas com representatividade indígena, o ativismo pela questão ambiental, momentos históricos que deflagram o genocídio dos povos no país, a evolução das candidaturas indígenas até a criação do Ministério dos Povos Indígenas, entre outros. Neste processo, o grupo irá priorizar pelo estudo de materiais e referencial bibliográfico contemporâneos e decoloniais cuja autoria seja de pensadores indígenas, possibilitando desta forma a prática de uma revisão histórica.
.
Esta residência é uma ação que faz parte do “TePI – Teatro e os povos indígenas” que busca a expansão das propostas teatrais e a valorização do corpo em sua produção estética e política. A curadoria é do líder indígena Ailton Krenak e da diretora artística Andreia Duarte. O resultado da residência será apresentado na programação do TePI que se dará entre os dias 7 a 16 de julho de 2023.
A residência será realizada em formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais no Sesc Santo Amaro divididas em 3 etapas. Serão selecionados 10 artistas. Ao menos 5 das vagas existentes serão destinadas a pessoas indígenas.
SOBRE PAULA GONZÁLEZ
Paula González Seguel (1983, Santiago de Chile) é artista e diretora artística da compañía Multidisciplinaria KIMVN Teatro – Música y Audiovisual (2008 – 2023). É mestra em Cine Documental, U. de Chile (2022). Realiza estudos de direção teatral na Teatro la Memoria (2010). É Atriz licenciada em Artes Cênicas pela Universidad Mayor (2009). Desde o ano de 2016, conta com a colaboração entre as Artes e as Ciências Sociais do Centro de Estudios Interculturales e Indígena CIIR, pertencente à Universidad Católica de Chile. É Gestora Cultural do espaço cultural itinerante RUKA KIMVN ( 2016 – 2023).
.
REALIZAÇÃO OUTRA MARGEM
A OUTRA MARGEM acredita em realizações artísticas que buscam a potência da experiência e da transformação humana. A produtora pretende a reinvenção da vida para o bem-estar social e questiona toda e qualquer violência, seja racial, de gênero, de classe, buscando dignidade para os seres e justiça social. Suas ações são feitas em parcerias com artistas emergentes, curadores e intelectuais que pensam métodos coletivos, tencionam os desafios coloniais e valorizam diferentes formas de existência. Um dos seus principais focos é o diálogo e parceria com criadores, pensadores e ativistas dos povos originários do Brasil e mundo, valorizando os seus conhecimentos como fundamentais na conexão com a vida. As produções perpassam espetáculo, mostra artística, exposição, projeção, pintura em empena, intervenção performática, publicação de livro, artigo, incentivo à pesquisa, formação e ações socioculturais. Para mais informações: www.outramargem.art
.
.
PARCERIAS:
– SESC SP
– MUSEU DAS CULTURAS INDÍGENAS
.
Serviço
Residência Artística
.
O(s) MOVIMENTO(s) INDÍGENA(s) DO BRASIL COMO TEATRO DOCUMENTAL
Período da residência: 12 de junho a 16 de julho de 2023
Quantidade de selecionados: 10 pessoas, sendo 5 indígenas
Inscrições: até dia 19 de maio de 2023
Resultado dos selecionados: 1 de junho de 2023
Origem da chamada: São Paulo, SP
Abrangência: Brasil (necessário falar português)
Público: artistas indígenas e não indígenas envolvidos com o tema da residência
Auxílio/Bolsa: Serão destinadas 5 bolsas (ajuda de custo) no valor de R$ 1.000,00, mediante emissão de Nota Fiscal, aos 5 artistas indígenas selecionados para sua manutenção durante as etapas presenciais da residência;
Convocatória e inscrições aqui
.
Na rede: @outramargem | facebook | TePi Digital
E-mail: redes.outramargem@gmail.com
Chegando em 2025 aos 50 anos de sua fundação, o Grupo Corpo celebra a trajetória…
Os ensaios abertos do Bloco da Orquestra Voadora já viraram referência na programação cultural do…
Esse final de semana será de grandes apresentações no Soberano Jazz Club, com destaque para…
Danças de Presente, três improvisações breves de Marcus Moreno, dedicadas a Mariana Muniz, Alex Ratton…
Núclea de PesquiZa Tranzborde reflete sobre o amor a partir das existências dissidentes no espetáculo…
A Temporada 2025 da tradicional Série Dellarte Concertos Internacionais traz concertos de primeira linha com…