Trio Manaca da Serra - Dil Brasil, Barbara Barcellos, e Theo Lustosa - foto: Lucas Pacheco
O trio mineiro de forró Manacá da Serra lançou ‘Jangada’ com 5 faixas inéditas. O EP tem a participação de Toninho Horta na faixa “Baião Pro Toninho” e participação de Karenn Fontes na faixa “Balanço da Jangada”. O lançamento do EP já está nas plataformas digitais de música, via RYB8 Arts. O show de lançamento é dia 30 de março na Autentica em BH, participação especial de Karren Fontes. Som do forró se destaca na musicalidade do grupo.
.
Manacá da Serra é formado por Bárbara Barcellos, Theo Lustosa e Dil Brasil. Bárbara tem longa história na música, fez a turnê “Semente da Terra” por 2 anos com Milton Nascimento, além de trabalhar e gravar com grandes nomes do Clube da Esquina, como Tavinho Moura, Murilo Antunes e Toninho Horta, entre tantos outros. Theo Lustosa tem sua trajetória no forró, com destaque para o lançamento recente do álbum “Serranias”, com participações do mestre Dominguinhos e Zeca Baleiro, além de outros artistas. Dil Brasil é natural de Dunas de Itaúnas, paraíso natural dos apaixonados pelo forró pé de serra, e também tem longa história na zabumba e no forró.
Manacá da Serra é o resultado da musicalidade do trio, suas experiências, influências e composições ao longo dos anos. É esta mistura de culturas, do forró da Serra do Araripe com as Serras das Minas Gerais, do Nordeste com o Sudeste, bem simbolizada cultural e geograficamente por Dunas de Itaúnas, que fica exatamente na divisa entre o nordeste e o sudeste do país.
.
Manacá da Serra é uma árvore genuinamente brasileira, que representa nossa terra, assim como a musicalidade do trio e assim como o forró, todos genuinamente brasileiros.
Manacá da Serra lançou ao longo de 2021 e 2022 sete singles, entre autorais e releituras de clássicos da MPB, apresentados em versões que remetem ao forró e ritmos regionais.
.
Em 2023, Manacá da Serra lança o álbum TRIO, reforçando a tradicional formação do forró pé de serra, zabumba, sanfona e triângulo. O trio apresenta neste trabalho diversas possibilidades de exploração desta formação, com interpretações que evidenciam a característica fundamental do Manacá da Serra, que é a mistura de culturas e referências, de ritmos do nordeste e ritmos regionais com a música de Minas Gerais. A gravação é toda ao vivo em estúdio, com takes únicos e captação simultânea, registradas também em vídeo. O repertório traz boa parte das músicas que são apresentadas nos shows ao vivo do trio, com clássicos do forró, versões da MPB tocadas em forró e composições autorais, já bem conhecidas do público que frequenta e acompanha o circuito do forró pé de serra. TRIO é isso; para ouvir, assistir, cantar, dançar ou simplesmente contemplar este trabalho feito com muito carinho pelo Manacá da Serra.
JANGADA
“Jangada” tem seu nome extraído da primeira de 5 faixas que compõem o EP, gravado ao vivo em Belo Horizonte, cidade de origem do Manacá da Serra, no estúdio Stereoutono, com produção de Theo Lustosa. São 5 faixas inéditas e autorais, sendo elas:
.
Balanço da Jangada (Theo Lustosa / Tulio Lustosa / Elisa Pires) – faixa que dá nome ao EP. Esta canção tem Karenn Fontes como convidada especial que divide o canto com Bárbara. Karenn é de Sergipe, radicada em BH, com presença frequente no circuito de forró pé de serra.
Até Deu Sol (Theo Lustosa / Bárbara Barcellos) – este é um “forrozinho” bem ao estilo do Manacá da Serra, um belo convite para uma dança aconchegada ou simplesmente para ouvir despretensiosamente curtindo o momento. Suave como a chuva que até choveu ou radiante como o sol que até apareceu para iluminar o dia.
.
Coisa de Maria, Coisa de José (Theo Lustosa / Paulinho Motta) – esta faixa evidencia a conexão entre Minas e o Nordeste que o Manacá da Serra propõe em seu trabalho. Para celebrar esta interação, a faixa conta com uma participação super especial do pernambucano Renato Bandeira em uma viola inspirada, com a alma do Nordeste.
Baião Pro Toninho (Bárbara Barcellos / Petrônio de Souza) – Bárbara tem longa história com o movimento do Clube da Esquina, fez parte da turnê “Semente da Terra” com Milton Nascimento e diversos outros trabalhos com nomes do Clube, inclusive Toninho Horta, grande referência para ela, influência que rendeu esta composição em homenagem a Toninho. E nada melhor que uma participação do homenageado na canção: Toninho Horta é o convidado especial desta faixa, Baião Pro Toninho.
.
Risco do Avião (Theo Lustosa / Paulinho Motta) – faixa que fecha este EP preparado com muito carinho. A “Jangada” vai partindo, com um sentimento gostoso, esperançoso de que este trabalho toque de alguma forma o ouvinte, seja ela qual for. O Manacá da Serra agradece.
EP ‘Jangada’ • Trio Manacá da Serra • Selo RYB8 Arts • 2025
Canções / compositores
1. Balanço da jangada (Theo Lustosa, Tulio Lustosa e Elisa Pires) | Participação Karenn Fontes
2. Até deu sol (Theo Lustosa e Bárbara Barcellos)
3. Coisa de Maria, coisa de José (Theo Lustosa e Paulinho Motta)
4. Baião pro Toninho (Bárbara Barcellos e Petrônio de Souza) | Participação Toninho Horta
5. Risco do avião (Theo Lustosa e Paulinho Motta)
– ficha técnica –
Faixa 1: Bárbara Barcellos – voz; Karenn Fontes – voz; Theo Lustosa – violão e teclados; Dil Brasil – Zabumba; Léo Pires – bateria; Neo Andrade – baixo; Daniel Guedes – percussão; Henrique Matheus – guitarra; Cezzinha – acordeon | Faixa 2: Bárbara Barcellos – voz; Theo Lustosa – violão, teclados e percussão; Dil Brasil – zabumba; Léo Pires – bateria; Neo Andrade – baixo; Daniel Guedes – percussão; Henrique Matheus – guitarra | Faixa 3: Bárbara Barcellos – voz e percussão; Theo Lustosa – acordeon e teclados; Dil Brasil – zabumba; Léo Pires – bateria; Neo Andrade – baixo; Daniel Guedes – percussão; Renato Bandeira – viola | Faixa 4: Bárbara Barcellos – voz e violão; Toninho Horta – guitarra; Theo Lustosa – teclados; Dil Brasil – zabumba; Léo Pires – bateria; Neo Andrade – baixo; Daniel Guedes – percussão| Faixa 5: Bárbara Barcellos – voz e percussão; Theo Lustosa – piano rhodes e Hammond; Dil Brasil – zabumba; Léo Pires – bateria; Neo Andrade – baixo; Daniel Guedes – percussão; Henrique Matheus – guitarra; Cezzinha – acordeon | Gravado ao vivo no estúdio Stereoutono / Técnico de gravação: Marcelino Guerra | Gravação de percussões e edições no Estúdio Galvani / Técnico: Fabrício Galvani | Mixagem e masterização por Rodrigo Grilo | Produzido por Theo Lustosa | Foto da capa: Paulo Colen | Arte da capa: @1porextenso | Assessoria de imprensa: Ana Paula Romeiro | Selo: RYB8 Arts | Formato: EP digital | Ano: 2025 | Lançamento: 21 de março | ♪Ouça o EP: clique aqui.
SERVIÇO
Show de Manacá da Serra – lançamento do EP “Jangada”
Participação especial Karren Fontes
Data: 30 de março 2025
Abertura da casa: 19h
Onde: Autêntica
Endereço: R. Álvares Maciel, 312 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG (esquina com Av. Brasil)
Mais informações: (31)99271-7100 / @autentica.bh
.
>> Siga: @manacadaserraforro
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Canção / EP.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
Zeca Baleiro libera nos aplicativos de música o álbum “Piano", que lança acompanhado por Adriano Magoo. “Há pouco mais de 10…
Patrick Angello apresenta concerto na Casa do Choro, acompanhado de Zé Luís Maia no baixo…
Depois de estrear no mundo digital, o celebrado Pagode da Mart’nália, um tributo à geração…
O homem malvestido na quarta fila da platéia inclinou-se para a frente e olhou, incrédulo,…
No alto da noite do Rio de Janeiro, luminoso, generoso, o Cristo Redentor estende os…
O tênis deixou de ser apenas um calçado esportivo há muito tempo. Hoje, ele é…