AGENDA CULTURAL

Violinista e compositora Paloma Pitaya estreia seu primeiro concerto para violino e orquestra

Após ter recebido o prêmio de melhor Autora Instrumental da região Sul pelo Prêmio Profissionais da Música em 2023, pela composição de seus Caprichos Brasileiros para Violino, a compositora Paloma Pitaya apresenta agora seu primeiro Concerto para Violino e Orquestra encomendado pela Orquestra Filarmônica de Valinhos. O concerto ocorrerá no Teatro Elizabeth Keller de Matos na cidade de Hortolândia, SP, no dia 25 de outubro, às 20hs, com entrada gratuita.
.
Para esse projeto, a jovem compositora teve como inspiração a tradicional forma clássica de três movimentos – rápido, lento, rápido – em diferentes gêneros da música brasileira, sendo o primeiro movimento um Forró, o segundo um Samba-Canção e o terceiro um Frevo. O Concerto traz elementos da tradição da música de concerto, como uma cadenza de violino, e elementos do seu contato com a música popular, como uma seção de improviso do solista no primeiro movimento.

A Orquestra Filarmônica de Valinhos está realizando desde junho uma série de concertos, desta vez homenageando as mulheres, compositoras e artistas. O projeto, intitulado “Concertos para Marias, Franciscas e Clarisses” apresenta repertório com composições célebres de nomes como Clara Schumann, Fanny Mendelssohn, Francesca Caccini, Lili e Nadia Boulanger, Maria Theresiavon Paradis, Maysa, Dolores Duran, Leci Brandão, Zica Bérgami e Chiquinha Gonzaga, além de grandes artistas convidadas atuando como solistas ou cantoras e ilustradoras, responsáveis pela criação das artes usadas no material gráfico de cada concerto.
.
O projeto tem direção artística de Rodrigo Leitte, regência de Felipe Gadioli e arranjos de Hebert Rodrigues, e é realizado através do Proac-ICMS com patrocínio das empresas Cartonifício Valinhos e Eaton.
.
Natural de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Paloma Pitaya foi compositora residente na Fundación Antonio Gala para Jovenes Criadores (ES|2019) onde escreveu um livro de 13 Caprichos Brasileiros para Violino, chamado Caprichoso Brasil. Esses caprichos além do prêmio de Melhor Autora Instrumental pelo Prêmio Profissionais da Música (DF|2023), renderam um Artist Diploma pelo Gabriela Ortiz Composing Studio do Conservatório de Música OAcademy (US|2024). Como violinista formou-se pela Academia de Música da Osesp (SP|2021-23), além de uma especialização pela Academia Internacional Galamian (ES|2018-19) e bacharelado em violino pela Universidade Federal de Santa Maria (SM|2012-16). Atualmente reside na cidade de São Paulo.

Paloma Pitaya – foto: Arturo Macias

SERVIÇO
PALOMA PITAYA E ORQUESTRA FILARMÔNICA DE VALINHOS
Concertos para Marias/Franciscas/Clarisses
Data: 25/10, às 20h
Local: Teatro Elizabeth Keller de Matos
Endereço: R. Graciliano Ramos, 280 – Jardim Amanda I, Hortolândia – SP
Entrada Gratuita

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

O terror – uma crônica breve de Clarice Lispector

E havia luz demais para seus olhos. De repente um repuxão; ajeitavam-no, mas ele não…

3 dias ago

Memórias, um conto de Luis Fernando Verissimo

Estavam na casa de campo, ele e a mulher. Iam todos os fins de semana.…

3 dias ago

‘Não há sombra no espelho’ – um conto de Mario Benedetti

Não é a primeira vez que escrevo meu nome, Renato Valenzuela, e o vejo como…

3 dias ago

Negro Leo une desejo e tradição popular em novo álbum ‘Rela’

Um dos mais inventivos e prolíficos artistas de sua geração, cantor e compositor maranhense Negro…

3 dias ago

Guiga de Ogum lança álbum ‘Mundo Melhor’

Aos 82 anos, Guiga de Ogum, um dos grandes nomes do samba e da música…

3 dias ago

Espetáculo ‘A Farsa do Panelada’ encerra a temporada teatral no Teatro a Céu Aberto do Saquassu

“A Farsa do Panelada” com a missão de fazer o público rir através do texto…

3 dias ago